Pesquise aqui

20 de out. de 2020

A Nokia anuncia parceria com a Nasa para fornecimento de tecnologia 4G


A multinacional finlandesa Nokia, uma das precursoras da telefonia móvel no mundo, que perdeu grande fatia de market share em telefonia móvel nas duas últimas décadas, anunciou uma parceria com a NASA para construir uma rede 4G LTE num local inédito: a superfície da Lua.

A tecnologia LTE (Long Term Evolution) prioriza o tráfego de dados ao de voz e promete uma transmissão mais rápida e mais estável. Com isso, a futura rede poderia, além do envio de voz e dados, alimentar os sistemas de navegação, transmitir dados biométricos de astronautas, além de controlar robôs e sensores no ambiente lunar.

De acordo com a Nokia o primeiro sistema de comunicação de banda larga sem fio no espaço será construído na superfície lunar no final de 2022, antes que humanos voltem para lá. A companhia fará parceria com uma empresa privada de design de naves espaciais sediada no Texas, a Intuitive Machines, para entregar o equipamento na Lua por meio de um módulo lunar. A rede se configurará sozinha e estabelecerá um sistema de comunicações 4G/LTE na Lua, disse a Nokia, embora o objetivo seja no final mudar para 5G.


Fonte: techmundo.com.br; terra.com.br

Nenhum comentário:


PUBLICADO RECENTEMENTE

Magazine Luíza revela rombo de mais de R$800 milhões de reais em seus demonstrativos contábeis

De acordo com informações do Estadão, j unto aos números de seu terceiro trimestre, o Magalu trouxe uma surpresa em seu balanço na noite de...