Pesquise aqui

21 de jan. de 2023

Lojas Americanas e uma crise de 43 bilhões de reais !

As Lojas Americanas tornou pública sua situação financeira e provocou um choque no mercado financeiro nacional. A gigante do varejo no Brasil é considerada uma das mais tradicionais no mercado brasileiro e mesmo assim, na segunda semana de janeiro, veio ao conhecimento de todos que a empresa estava devendo mais de 20 bilhões de reais (o equivalente ao valor de mercado das Lojas Renner, outra gigante do mercado de varejo no Brasil). 

 

 

Tecnicamente falando, o negócio das Lojas Americanas é assim: é uma holding brasileira que atua principalmente no segmento de varejo. Fundada em 1929 em Niterói, no Rio de Janeiro pelo austríaco Max Landesmann e pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, a companhia conta atualmente com aproximadamente 4.000 estabelecimentos físicos de venda em todo o Brasil, além de possuir três e-commerce (incluindo o submarino.com). Em 2015, era a quarta maior empresa varejista do país, segundo ranking do IBEVAR, caindo para quinta colocação em 2022, com 32,2 bilhões de reais de faturamento anual.

Em janeiro de 2023, no entanto, as Lojas Americanas tornaram pública uma situação financeira incompatível com uma situação de solidez e rentabilidade necessária à esse tipo de negócio. A mídia informou tratar-se de forfait (uma situação de financiamento a fornecedores conhecida como "risco sacado"). A holding estaria devendo mais de 20 bilhões de reais a mais de 16 mil credores! 

Depois disso, a companhia anunciou mudança nas operações da bolsa de valores para captação de recursos. Pior ainda foi quando também informaram em diversos sites de finanças e negócios que a empresa estaria sendo processada por determinado banco já na intenção de ter suas garantias asseguradas. Uma semana após isso, a justiça brasileira não confirmou essa situação e a empresa anunciou uma situação mais trágica: o rombo seria de mais de 43 bilhões de reais!

Diante dessa situação toda e da importância de preservação do negócio imenso que as Lojas Americanas representam no cenário do varejo no Brasil (a empresa emprega direta e indiretamente mais de 100 mil colaboradores) a justiça brasileira acatou o pedido de recuperação judicial e os respectivos administradores judiciais e agora inicia-se uma 'business novel'. Os empregos serão preservados? Há risco de demissões em massa? Há risco do negócio fechar? Trata-se de uma manobra financeira na bolsa de valores brasileira e que não deu certo? Há riscos dos papéis da empresa virarem coisa alguma? Foi uma perda de market share que levou a essa situação?

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa matéria está ótima! Uma das nossas maiores redes ! Falta de uma Administração previdente!


PUBLICADO RECENTEMENTE

Magazine Luíza revela rombo de mais de R$800 milhões de reais em seus demonstrativos contábeis

De acordo com informações do Estadão, j unto aos números de seu terceiro trimestre, o Magalu trouxe uma surpresa em seu balanço na noite de...